O debate sobre o acesso às praias do norte
“O acesso à praia do “Mar-e-Sol” existe há quase 100 anos, estrada que permite o cidadão da comunidade da Juerana (KM10 da Ilhéus Itacaré – BA001) ter acesso ao Oceano Atlântico, patrimônio de todos”, descreve o professor Dunezeu Campos Filho, da Uesc. E denuncia: “arbritariamante o CONDOMÍNIO MAR E SOL cria, julga e executa suas próprias leis e crivos. Subjetivamente permite ou não a entrada de pessoas e automóveis, sendo o aspecto sócio-econômico-cultural notoriamente preponderante nessas triagens”.
Para comprovar, o autor da denúncia encaminhou uma foto que, segundo afirma, demonstra o grau de prepotência, despreparo e certeza de impunidade. “Por que um cidadão com sua família não pode levar sua “farofa” para curtir um dia de sol depois de uma cansada semana de trabalho?”, questiona
Dunezeu tem um sítio fora da área do condomínio. Mas para teracesso à sua propriedade necessita passar pela guarita do condomínio. “Meu acesso deveria ser livre e irrestrito”, exige. Recentemente o professor terminou em um grande conflito ao tentar passar pelo local. Foi agredido por um segurança e reagiu destruindo a guarita do condomínio. O caso foi parar na delegacia, com trocas de acusações.